Loading...

Friday, April 29, 2011

Maintenance day - 13 days after setup

Some people think that keeping a planted aquarium needs to spend a lot of time in the maintenance, but they are wrong. If we spend 5~15min every day doing small things, like add liquid fertilizer, feeding the fishes, cleaning the glasses or maybe a water change; the general maintenance is easy and fast! We just need to schedule very well all the needs and have some rules.

Even if we don't do something daily, a balanced aquarium can be easily cleaned, just see the following video:





To have an idea, I spent 45min doing this maintenance and I was worried about the camera, seeing if it was recording or not... so usually to do something like this, I spend 15~20min at most.
Some algae appeared but nothing to complain... It is quite normal in a new layout, but if you detect on time, is very easy to control and remove it. On the video above you can see the difference between before and after! No tricks and no photoshop...

6 comments:

Nuno Silva said...

É possível fazer este tipo de manutenção (especialmente a remoção das algas com a escova de dentes) num aquário com peixes?

As algas que ficam em suspenção depois vão ser naturalmente filtradas pelo filtro do aquário certo?

obrigado

Filipe Oliveira said...

Olá Nuno,

Claro que é possivel! Como pudeste ver, depois de ter limpo as pedras fiz a muda de água, o que permite tirar uma grande parte da sujidade. O restante é filtrado deixando a água limpa.

Cumprimentos,
FAAO

Igor França said...

Estas anubias que estão presas nos galhos... É possível mantê-las limpas e livres de algas greenspots? Como fazes?

Grande abraço!

Anonymous said...

Felipe como vai?
Seus layout são de mais... dispensa comentários.
Gostaria de saber qual é o nome da segunda musica tocada de funto no video?

Abraços

Filipe Oliveira said...

Thiago,

Depende das durezas da sua água. O ideal é manter um kH entre 3º e 7º para uma melhor assimilação do CO2 por parte das plantas. Mais baixo que 3º é um perigo para o pH quando se injecta CO2, pois pode baixar o pH para valores muito ácidos e matar a fauna existente; já valores muito elevados podem fazer com que as plantas tenham alguma dificuldade em assimilar o CO2, mexendo desta forma com o metabolismo de crescimento. Em que valores tens actualmente o kH?
Há quem defenda que um gH mais alto permite que as plantas cresçam mais na horizontal, expondo por um período mais longo à luz, fazendo com que puxe mais pela coloração das plantas.

Igor,
Actualmente estou com alguns problemas em manter as anubias expostas directamente á luz intensa sem algas, mas também não adicionei qualquer peixe de limpeza. vou deixar que o tapete feche para colocar alguns otos e camarões para prevenir o aparecimento de algas.
O layout está na fase mais complicada em que ainda não consegui o equilibrio desejado, mas como é demasiado fácil podar as folhas mais afectadas, posso sempre contolar esse factor assim que necessário.

Daniel,
O nome da música está no filme; podes ver na zona inferior (como legenda) ou então no fim do filme. Faço referência às duas músicas utilizadas.

Cumprimentos,
FAAO

Anonymous said...

putz.. sinto muito pelo equivoco.