Loading...

Wednesday, July 09, 2008

Macros com recurso a flash

Este fim de semana estive a fazer alguns testes com a 100mm macro, juntamente com o flash externo 430EX da Canon e os resultados foram os seguintes:



Não posso dizer que desgosto do resultado, mas prefiro as fotos sem flash!
A grande vantagem no uso de um flash externo é podermos fotografar com ISO mínimo (no meu caso 100) reduzindo assim o ruído nas fotos, ter aberturas menores e velocidades do obturador mais favoráveis ao assunto que queremos fotografar. Mas problema está nas cores que obtemos... Apesar de regular o flash na intensidade e posição mais adequada, as cores não ficam naturais mesmo corrigindo o WB do ficheiro Raw.

Vou continuar a fazer mais alguns testes com o Flash e talvez seja uma hipótese a considerar em futuras fotos... Novidades para breve!

7 comments:

André said...

Olá Filipe.

Olha que não desgosto mesmo nada dessas fotos, apesar de dizeres que as cores são outras ( e realmente não são tão vivas). Mas, o detalhe que se consegue com a luz mais forte no assunto e menos no " background" é impressionante! Que pormenores deliciosos! Estou a ver que andas aí com um hardware fotográfico de respeito. Temos de conversar mais sobre isto quando tiver a minha. :) Entretanto, vai mandando mais uns tirinhos. Fotos com esta qualidade não se vêem todos os dias. Já agora, qual foi a distância, mais ou menos, a que tiraste essas fotos?

Abraço,
André

Filipe Oliveira said...

Boas André,

Tudo bem por aí?

O flash foi a minha esposa que me ofereceu no Natal passado e pouco tinha utilizado (áquas) a não ser em eventos em que a luz não era suficiente! Ah... e não ando a fotografar casamentos e baptizados :-) se que te passou pela cabeça! LOL

Quanto á distância focal, como esta máquina não é uma fullframe, tem um factor de ampliação 1,6x quando se usa lentes EF, que é o meu caso. Então juntando aos 100mm, passas a ter 160mm de distância focal visto que é uma lente fixa. Para tirar estas fotos estava no limite máximo de focagem (mais perto possível do assunto) por isso podemos considerar que usei 160mm.

Se quiseres mando-te por mail a foto em resolução máxima... até te passas!!!!

Já sabes, se precisares de ajuda mais tarde com a nova machine não hesites em perguntar :)

Abraço,

Filipe

Jorge Santos said...

Totalmente de acordo com o André. As cores até podem não ser as mais fieis, mas são muito aproximadas à realidade e, o nível de brilho e de detalhe que a foto ganha compensa, pelo menos neste tipo de fotos, é o que eu penso.

A 1º foto está muito detalhada, espectacular.

DaniReef said...

Hi Filipe...

I definitively don't like using flash on my photos to aquarium.

Because I think that it's very disturbing for animals. So I prefer do more and more work to achieve good results without it.

Anyway, great macro indeed!!!

Danilo
www.DaniReef.com

Filipe Oliveira said...

Olá Jorge,

O assunto até pode ganhar detalhe mas as cores...
Eu não aprecio muito o uso de flash em aquários e tal como o Danilo referiu, o uso de flash pode ser algo perturbador para os animais. Pelo menos eu não gostaria de levar umas "flashadas" nos olhos! Penso que será mesmo de se evitar...
Vou tentar arranjar uma iluminação extra para poder mexer nas aberturas e usar ISOs mais em conta :)

Hi Dani,

I agree with you, for this reason I don't use flash to take pictures to fishs and inverts. You can have more detailed pictures but defenetly I do not aprreciate the colours!

Cheers,

Filipe

DaniReef said...

Hi Filipe...

if you haven't the right colours I think you need to lower the flash power :-) and to adjust the white balance.

The results must be the same with or without flash, only the shadows will be differents.

Danilo
www.DaniReef.com

Filipe Oliveira said...

Hi Dani,

Let me do some tests and then I let you know :-) As I told before, I never used flash to take pictures at my aquariuns, perhaps I'm doing something wrong with the WB or flash configuration...

Cheers,

Filipe