Loading...

Tuesday, May 06, 2008

Pinheiro manso 2008.05.05

Qualquer semelhança com o Syrah é pura coincidência!

Durante uma visita ao parque da cidade do Porto, um dos locais que aprecio pela calma que transmite e pelo envolvimento com a natureza, fez-me criar um novo layout baseado novamente numa árvore.



Pretendo com este layout aperfeiçoar determinados aspectos que não consegui com o 1º aquário e mostrar que Syrah planura não foi obra do acaso.
Sei que não é um layout original e que não vai criar o mesmo impacto que o 1º, mas sem dúvida que não se pode ficar indiferente...

Com menos profundidade e menos pontos de distracção, "Pinheiro manso" acaba por ser muito mais real que o "Syrah", muito por causa da tonalidade geral do verde e escolha das plantas.
A copa da árvore foi reforçada e consegui com isso maior resistência do musgo, o que me facilitou em muito a forma de podar. Fiz o tronco do mesmo modo, juntei 3 troncos ramificados e através de uma faca abri orifícios na base principal e fixei-os muito bem de forma a não se soltarem. Depois só precisei de amarrar o musgo aos ramos com fio de nylon e assim consoante ele ia crescendo juntava-se entre si fortalecendo a base.


As formas redondas que dei ao layout simplificaram bastante a sua leitura e não criou pontos de distracção. A copa da árvore leva-nos a desviar o olhar para ambas as extremidades sem forçar; transmite-nos calma e suavemente faz com que olhemos para o verde tapete de utricularia. A luz posterior acentua mais as formas, quebra um pouco todo o verde existente e acaba por dar mais profundidade ao layout, criando uma zona sombria e misteriosa na base da árvore.


Ainda em desenvolvimento, este layout está muito próximo do que idealizei.

Apresento-vos o "pinheiro manso"




Mais tarde partilho algumas fotos da evolução e do passo a passo.

2 comments:

Leonardo Menell said...
This comment has been removed by the author.
Leonardo Menell said...

Cara fantástico queria saber se tem como eu fazer isso no meu aquário de 60 litros ou só profissionais conseguem se puder me mandar um Email como consigo fazer o substrato as plantas que você usou agradeço muito. Sou bonsaista e isso ficou muito legal.Meu Email é: leonardomenell@gmail.com