Loading...

Tuesday, May 06, 2008

350L Plantado vs Discus 2008.05.05

Sem stress, pouca manutenção, boa filtragem, fertilização diária e um racionamento na alimentação dos discus, acabam por resultar em equilíbrio.
Este aquário passou por uma fase menos boa mas nunca ao ponto de ficar incontrolável. A carência de potássio foi a razão principal para que algumas folhas ficassem mais fracas. Pensei que seria falta de luz, por esse motivo podei todas as folhas emersas, mas não, o problema esteve sempre na carência de potássio que nunca acompanhou os restantes nutrientes vs luz e co2.
Agora que aumentei ás doses diárias, noto um desenvolvimento considerável nas novas folhas bem como na pigmentação de algumas echinodorus.

Sempre foi considerado um aspecto importante as mudanças de água em aquários de discus, recomenda-se 1 a 2 TPAS por semana e um controlo da qualidade da água, afim de evitar oscilações de KNO3 devido á alimentação diária; obviamente existem excepções á regra e este aquário é a prova disso mesmo... 1 TPA a cada 2 semanas é suficiente para manter os níveis recomendados de nutrientes e para que consiga manter o equilíbrio. Com KNO3 a 10-20ppm e PO4 a 1-2ppm basta-me acompanhar com umas boas doses de potássio e CO2 QB para que o aquário fique equilibrado.


Ficam umas fotos actuais do aquário:



1 comment:

pbl said...

Mesmo depois do desbaste, continua bonito.
Mas falta-lhe o folhedo fora de água.