Loading...

Thursday, May 22, 2008

20 dias depois...

Depois das algas, a estabilidade e a colocação da fauna.

Este plantado não é diferente dos outros, algas! Elas apareceram ao fim de 15 dias e ainda persistem, em pequena quantidade mas controladas.

Foi necessário parar o plano de fertilização, isto é... apenas fertilizei uma vez com Tropica Nutrition+ (5ml) devido ao aspecto das plantas, pois apresentavam carências por causa da iluminação forte e a boa quantidade de co2. As algas cinzentas apareceram não devido á fertilização feita, mas sim devido a um desequilíbrio de micro nutrientes. Possivelmente o substrato fértil passou para a coluna de água e fez com que este desequilíbrio acontecesse.Bastou colocar carvão no filtro por 2 dias e mudar 20% da água durante esse período para controlar a sua propagação.

As Hygrophilas rosanervig ressentiram-se um pouco, perderam a coloração que tinham devido ao carvão e também por não haver grandes nutrientes na coluna de água. O nível de nutrientes NO3 e PO4 estavam a zero e permaneceram assim durante o período de tratamento (2 dias).
É natural que com as mudanças de água um nível baixo de macros fosse restabelecido na coluna de água, mas rapidamente eram consumidos pelas plantas. Uma vez que não sobrava nada para as algas elas acabaram por estabilizar e perder força.

Ao fim do tratamento retomou-se a fertilização e espero que na próxima visita (manutenção) as plantas estejam saudáveis e que as algas tenham desaparecido. Mesmo que se mantenham e não seja em grande quantidade, com uma fertilização certa elas acabam por desaparecer.

Aqui ficam as fotos possíveis do plantado tiradas com a velhinha Sony-DSC V3.



2 comments:

pbl said...

Não sei bem porquªe, mas não gosto deste aquário.

erlinde said...

Parabéns caro Filipe.

Mais uma vez, nasceu uma obra de arte.

Melhores cumprimentos,

Carlos Branco