Loading...

Wednesday, July 25, 2007

Pequenos pormenores fazem a diferença!

Pequenos pormenores fazem uma grande diferença, muito mais quando trabalhamos com áreas muito pequenas. Uma pequena pedra, um simples ajuste... uma folha cortada...
Comparem as 2 fotos e vejam o quanto ficou diferente quando ficou totalmente plantado. As pedras com musgo acabam por dar um excelente contraste com a areia e assim que crescer, cobrirá determinadas zonas dando um aspecto mais selvagem e natural.


Monday, July 23, 2007

Mais uma postura dos Red Alenquer

Após uma manutenção mais aprofundada, com a poda de 80% do musgo, aspiração de fundo, limpeza de vidros e uma mudança de água de 50%; o outro casal de red Alenquer começa a limpar o silicone de um dos cantos do aquário para inicial a postura.
Foi tudo tão rápido, nem queria acreditar... Geralmente, após uma manutenção deste genero, ficam um pouco stressados e encolhidos a um canto por 15 minutos. Desta vez, pude fazer todo o trabalho de limpeza sem que eles entrassem em pânico e se assustassem com qualquer movimento meu. Tive todos cuidados para não fazer movimentos repentinos, mas não evitei de colocar as mãos dentro do áqua! A limpeza dos vidros faço-a por dentro e não por fora usando o iman.
Aqui está mais um casal!
Apesar de não concluirem a postura, dá para ver pelo comportamento que se trata de um casal.
Esta postura tal como a efectuada pelo casal anterior, não deu em nada porque os casais acabaram por comer os ovos pouco tempo depois. Como estão neste áqua á pouco tempo ainda não tranquilizaram, ainda por cima quando as hierarquias ainda não estão definidas e a agressividade entre casais anda ao rubro!





Aqui estão eles após a postura a delimitar territórios...

Sunday, July 22, 2007

E esta heim?!? Postura dos Red Alenquer

Eu bem disse que eles andavam escondidos e a namoriscar... Fica o registo da 1ª postura!



Refrescante e suave - Step by Step

Esta montagem parte de uma iniciativa criada por mim no forum de Aquariofila. No inicio houveram bastantes interessados no projecto, embora com o decorrer do tempo desistissem. Não é fácil recriar uma paisagem através de uma fotografia, muito menos quando esta não é a que vocês elegeram para o efeito. Contudo, acabei por escolher uma das paisagens que para mim maior grau de dificuldade apresentava!
Como apenas existe uma pessoa a partilhar este projecto e não reproduziu a foto em causa, mas sim usou-a como inspiração, decidi avançar e fazer o mesmo. As pedras são sempre um grau de dificuldade extrema, devido á cor, textura e respectiva forma. Tentei fazer algo que não fugisse do tema e mais simples do que a paisagem da foto seguinte.


Como um plantado está sugeito a várias alterações, pretendo com o decorrer do tempo moldá-lo e obter uma forma aproximada desta foto... vamos ver o que sai daqui!!!

Aqui fica o registo do Step by Step da montagem do áqua:

Aquário em vidro de 8mm, com silicone transparente e com as medidas de 55x35x35 (LxAxP).
Calha de iluminação com sistema de lâmpadas T5, 3 x 24w 6.500k Osram.

Acessórios para plantar, manutenção e poda das plantas.

Colocação do substrato ELOS Terra. No momento da instalação do aquário, o substrato tinha sido removido do aquário anterior. Por esse motivo estava encharcado, libertando assim alguma água sobre o vidro inferior.
Por baixo do ELOS Terra, coloquei uma pequena quantidade de ELOS Terra Zero (Setup Bottom) composto por micros e macro nutrientes para renovarem um pouco o substrato desgastado. Como ainda não tenho todas as plantas para concluir o layout, preferi não abusar no Terra Zero. Espalhei 2 colheres de chã (meio usado para indicar a porção utilizada) do produto sobre as laterais do aquário e então mais tarde quando tiver as plantas que faltam, prefiro então usar as capsulas TERRA UNO para fortificar um pouco mais o substrato.

A colocação do substrato ajuda e muito a trabalharem as pedras e evitam riscos no vidro inferior, bem como partir o aquário caso deixem cair alguma pedra no momento da definição do hardscape.

Nesta montagem optei pelo uso de basaltos, são bem mais dificeis de trabalhar que os xistos, devido á sua forma mais arredondada e pouca textura.

A colocação do ponto focal está definido, falta agora colocar as restantes pedras em harmonia e dar ao aquário alguma profundidade.


As pedras seguintes devem acompanhar o ponto focal e de preferência não devem ser maiores que as colocadas inicialmente. É obvio que existem várias excepções á regra, apenas tenham cuidado para não comprometer a profundidade do layout.
Como é visivel na foto seguinte, coloquei as pedras mais á frente das anteriores e usei pedras mais pequenas.


O Hardscape está finalizado, resta agora verificar se é necessário subir um pouco mais o substrato atrás das pedras, para dar a respectiva profundidade e toque final.


Visto mais de cima.

Total visão da disposição das pedras


Uma vez que o hardscape está pronto, vou limpar o substrato excendente na zona frontal, para depois colocar a areia branca decorativa.


Areia branca já colocada no local. Usei areia silica branca super fina, semelhante á granulometria do açucar.


Visão frontal da disposição do hardscape e já com a areia branca colocada. Faltam acertar pequenos pormenores e começar a plantar.


Como tinha poucas plantas para o efeito e já eram 3 da manhã... não efectuei sessão fotográfica da plantação. Embora a colocação das plantas visiveis na fotografia abaixo, tenham tomado apenas 5 minutos do meu tempo... A Bolbitis heudelotii foi colocada atrás das pedras maiores, reforçando o ponto focal; e as plantas mais pequenas (Acorus pusillus) que estão junto ás pedras, plantei-as com a ajuda de uma pinça.
Agora só falta encher o aquário...



Pormenor do reactor de CO2 da ELOS - ATO20


O aquário já cheio tanto de água como acessórios! Não vou usar termostato nesta montagem porque a temperatura nesta altura do ano faz com que o aquário mantenha os 25º.

30 minutos após encher o aquário.

Visão dos meus aquários plantados lado a lado.


Os camarões red Cherry já andavam a explorar a sua nova casa e o CO2 já estava a ser libertado.


Pormenor do reactor ELOS - ATO20 a libertar CO2 para a coluna de água.


Red Cherrys, Neocaridina denticulata sinensis var. Red. Na foto podem ver duas fêmea com ovos pronta a desovar!

Neocaridina denticulata sinensis var red (machos) estavam a fazer algum alpinismo e reconhecimento da zona!!!

Para terminar, deixo-vos uma foto da Bolbitis heudelotii a fazer pearling.


Saturday, July 21, 2007

Refrescante e suave


O primeiro passo está dado, agora é plantar o resto e acertar pormenores!

Thursday, July 19, 2007

Plantado vs Discus - Red Alenquer

Aqui estão finalmente os Red Alenquer! Demoraram a sair da "toca", mas lá se impuseram...
O outro casal ainda está escondido, talvez no namorico... porque antes de os tirar do 120L para colocar lá o selvagem e o castanho, estavam a cortejar-se mutuamente e a limpar um dos troncos. Para bem dos que coloquei aqui inicialmente achei melhor trocá-los, mais vale uma postura a menos que um casal com graves problemas de agressividade.
Embora as coisas neste áqua estão longe da tranquilidade, os 2 machos estão a definir hierarquias e lá voltou a agressividade! Espero que seja por pouco tempo...



Tuesday, July 17, 2007

Discus não se medem aos palmos...

Quem disse que os Discus não se medem aos palmos, enganou-se e bem...
Depois de ter colocado 1 casal de Red Alenquer de 14cm neste aquário juntamente com os restantes discus, reparei que devido á agressividade dos restantes eles esconderam-se o melhor possivel!
Apesar de terem algum porte, mesmo assim o Discu selvagem, o dominante deste áqua não os deixavam sossegados.
Então decidi retirar o outro casal do aquário de 120L, local onde os mantive desde a sua chegada e trocá-los pelo selvagem (macho) e o castanho (femea). Pensei eu que o problema estava resolvido...
Nesta foto é visivel, onde estão os discus?
Aqui está o "duro de roer"! Mantive este pequenote no aquário pensando eu que devido ao seu tamanho de 10cm, fosse passar de dominante a dominado em 3 tempos... mas o "franganote" despacha porrada em toda a direcção! "Venham eles.. quantos são!"

E aqui está ele a defender o seu território... Os 4 discus de 14cm, sim 14cm estão por baixo das Nymphaeas lotus! Mal saem para apanhar "sol", é ver o pequenote em acção como se de um cão se tratasse a guardar um rebanho...

A melhor foto possivel de um dos 4 Red Alenquer, escondido no canto direito do áqua...

Thursday, July 12, 2007

Aquascaping - Truques e dicas

Primeiro é necessário saber distinguir um aquário de plantas de um plantado!
Colocar plantas num aquário é fácil e cada um pode fazê-lo, basta espalhá-las pelo aquário sem qualquer critério de tamanho, crescimento, textura... etc. Acaba por ter uma única finalidade, dar alguma cor ao aquário (verde) e tentar dar as melhores condições possíveis aos seus habitantes.
Um aquário plantado é bem diferente! A noção de profundidade bem como o preenchimento de espaços são fundamentais quando se cria um plantado. Todos os factores contam quando se cria o layout, mesmo não esteja ainda plantado. A disposição de pedras e/ou troncos têm de estar em harmonia, porque é em base destes materiais inertes que vamos ocupar os restantes espaços com plantas. Estes materiais podem ser usados como pontos focais, o que levará à pessoa a fixar o olhar assim que observa o aquário pela 1ª vez.
O aquário que vou usar como exemplo, serve para mostrar o outro lado do "Aquascaping". Baptizei-o de Syrah, uma pequena homenagem ao Alentejo e às nossas paisagens nacionais!

Foto da montagem e do hardscape.


Já com as plantas e cheio de água!


Com aproximadamente 50L de água e com uma área muito pequena para trabalhar, o segredo está no tamanho das pedras, tronco e as proporções que eles irão ter dentro do áqua.

Usei xistos para o efeito por serem inertes e com algum volume. Atenção que volume não é tamanho! Para que o efeito seja o mais parecido com a natureza, convém que as pedras apresentem algum relevo e não sejam lascas ou demasiado lisas. Depois de dispostas as pedras que contornam o rio (estão enterradas e em contacto com o vidro inferior) comecei a colocar algum substrato nas laterais.

O substrato convém que seja algo poroso para que os nutrientes sejam absorvidos e as raízes possam crescer sem qualquer atrofiamento. Granulado 2 a 3mm é o mais indicado para plantados, porém se o granulado for maior no que diz respeito a plantas de tapete poderá haver algum problema de fixação. A utilização de Akadama (usual terra para criação de Bonsais) começa a ser um material muito usado na comunidade de Aquapaisagistas; devido á cor (semelhante á terra), por ser uma argila porosa e por facilitar um excelente enraizamento das plantas. Acaba por ser uma excelente alternativa ás conceituadas marcas existentes no mercado.

Mas quais serão as grandes diferenças entre o normal akadama e as restantes argilas porosas da ADA, ELOS, etc; O preço praticado? Sim mas não só... Como é óbvio, as marcas desenvolveram algo mais... algo que impulsione o crescimento das plantas e que cumpra os requisitos básicos iniciais e posteriores que a akadama não fornece. Daí custarem ligeiramente um pouco mais, mas evitam assim fertilizações desnecessárias desde o 1º dia e uma fácil manutenção das plantas. Mas atenção... As marcas não fazem MILAGRES!!! Mas ajudam e muito, principalmente a evitar algumas dores de cabeça!

Uma vez que o substrato está colocado, as pedras servirão de barreira para evitar a mistura com a areia branca do rio. A areia branca serve exclusivamente para decoração, criar algum contraste com as pedras e o verde das plantas. Aí está o ponto focal...

Quando olham para o áqua 2 coisas saltam á vista, o rio e a árvore...Como a nossa visão é orientada da esquerda para a direita, há quem defenda que o ponto focal esteja posicionado a 1/3 do áqua, facilitando a "leitura" do objecto.

Neste caso e como optei por um layout triangular e de forma crescente (ESQ-DIR) a árvore deveria estar mais acima do ponto focal para um melhor acompanhamento da visão. As plantas foram escolhidas ao pormenor e como já vem sendo habitual nos meus layouts, reduzo ao máximo a mistura de espécies. Optei por Eleocharis parvula e Eleocharis aciculares para simular a relva e Vesicularia dubyana (musgo de java) para a copa da árvore.

Depois de muitas teorias e alguns comentários de pessoal habituado a plantados, de que não teria sucesso na copa da árvore, isto porque o musgo não levantaria mas sim ficaria escorrido pela árvore... aqui está a prova que a teimosia e as condições certas transformam o impossível em possível!!!

Estado mais selvagem e natural, embora o tapete não estivesse bem desenvolvido, já dava para dar um ar de sua graça.

Estado final do áqua e uma foto para recordação! Como o calor está a chegar e o musgo não suporta altas temperaturas, mais vale avançar para outro projecto e regressar ao "Syrah" assim que entrar o Outono...

Wednesday, July 11, 2007

Red Alenquer Discus

Aqui estão mais alguns discos que possuo, Red Alenquer do criador alemão Stendker. Chegaram dia 26 de Junho e após 2 semanas já comem á mão. Pretendo adaptá-los muito bem, para então depois juntá-los com os que estão no 240L.
Este aquário será alterado ligeiramente, proporcionando mais algum espaço para um futuro casal de Discos, que sairão assim que derem provas no 240L.

Tuesday, July 10, 2007

Plantado vs Discos 2007.07.09

Após a manutenção semanal, aproveitei para tirar mais umas fotos ao plantado e seus habitantes. Ainda estou a aguardar mais algum tempo para colocar mais uns discos que comprei à 2 semanas; Red Alenquer do criador Alemão Stendker. Provisóriamente estão num áqua de 120L, com condições semelhantes a este áqua para uma melhor transição.


Vista frontal do aquário. O disco castanho (fêmea) anda desesperada para levar o selvagem para maus caminhos, mas o "jovem" ou não entende ou faz-se despercebido. Já reparei mais do que uma vez que os "bailados" são cada vez mais frequentes e que após a fêmea "lhe fazer olhinhos" aproxima-se do tronco onde desovou a 1ª vez... mas o selvagem continua indeciso sobre qual optar!

O "Garanhão" Symphysodon aequifasciatus aequifasciatus, Discu selvagem verde exibindo as cores.

A fêmea bem tenta exibir as cores mas o selvagem não está com apetite...


Uma macro do Symphysodon aequifasciatus aequifasciatus (Discu selvagem verde)

Por fim uma foto tirada na diagonal. É visível o excelente contraste das Nymphaeas lotus com o musgo. Resta aguardar pelo desenvolvimento do lado esquerdo do áqua para que fique mais composto e colorido.