Loading...

Tuesday, August 21, 2007

Manutenção precisa-se...

A manutenção é essencial para um bom desenvolvimento e maturação de um aquário, mas nem sempre há tempo ou possibilidade para limpar vidros e ter uma fertilização rigorosa.
Os meus aquários não são muito diferentes dos que vocês possuem, tenho é algum cuidado em limpar vidros e acessórios antes de fotografar.

Desta vez vou colocar algumas fotografias sem qualquer limpeza e a precisar urgentemente que se faça algo... 2 semanas sem limpar vidros e mais de um mês sem limpeza de reactores de CO2.
Por muito que o tempo não me permita limpar os aquários, não deixo de fazer TPAS! 2 vezes por semana de 40% no 240L e 1 vez por semana de 50% no áqua de 60L.
Mas nem sempre o grande problema é a falta de tempo... no caso do 240L, o aquário de Discos; estes resolvem desovar no silicone da junta dos vidros e na frente do áqua. Esta semana tentei limpar, mas quando estava para o fazer, eis que o outro casal desova no lado oposto! Tem sido assim estas duas semanas... Como não tenho uma temperatura alta, os ovos demoram mais de 48h a eclodir e quando nascem alevins, as coisas ainda se prolongam por mais tempo.
Como não quero stressar os Discos, tenho de esperar e ver se os alevins se salvam e se agarram aos pais. Até ao momento não passa disso, eclodem e duram mais 24h; e são comidos pelos cardinais ou pelos pais. Neste momento aguardo que os ovos desapareçam dos vidros e quem sabe encontrar os alevins agarrados aos pais; e então finalmente poder limpar os vidros.
Nesta foto é visível no lado direito do áqua a fêmea a proteger os ovos que foram colocados na junta dos vidros.


O macho raramente deixa a fêmea e é bastante protector, sempre que o outro casal se aproxima lá sai ele disparado para defender o seu espaço.
Podem ver no lado esquerdo a minha recente montagem, refrescante e suave...


O outro macho Red Alenquer do criador Alemão Stendker.


A fêmea do macho da foto de cima.



Aqui está uma panorâmica do 60L. Devido á carência de PO4 e pouca dosagem de Co2, as pedras ganharam algumas algas verdes. Para manter estas pedras limpas, coloquei recentemente 4 Ldas25 e têm feito um trabalho espantoso. Estive para limpar as pedras com uma pequena escova, mas achei melhor manter tudo como estava e ver até que ponto os Ldas25 cumprem com o seu serviço de limpeza.


Por hoje é tudo, mais noticias para breve!

3 comments:

Anonymous said...

Parabéns pelos aquas!
Realmente a aquariofilia é mesmo como o futebol... a bola é igual para todos mas a arte está já com os predestinados.
Então esse de Discus, fantástico.
Capaz até de fazer corar o FAAO do Japão (um tal de Amano).
Abraços...

Agro-AquaScamping said...

Prezado Felipe, sou aquapaisagista brasileiro, e muitas vezes, nos deparamos com coisas nao encontradas, ou identificadas, ja que estamos nos extremos do oceano atlantico :)

A proposito, o que seriam Ldas25 ???? nao consegui entender, se puder me auxiliar, agradeço muito, e eu nao poderia deixar de lhe parabenizar por suas obras de arte, sensacionais, e parabens tambem pelo premio conquistado no ADA.

Abraços,
Guilherme Giorgi

Filipe Oliveira said...

Obrigado pelos vossos comentários e elogios! :-)

Guilherme, LDA25 são conhecidos por "Pitbull Pleco" e o seu nome cientifico é Parotocinclus jumbo.
Para mais informações consulta a seguinte página: http://www.planetcatfish.com/shanesworld/shanesworld.php?article_id=305

Abraço,

Filipe Oliveira