Loading...

Friday, November 19, 2010

First update of Planted Aquariums from Seminar

1 week later from the Seminar in Moscow and here it is some updates! Enjoy it!

6 comments:

Thiago said...

Ola Felipe!

De certo que essa viagem desse ter sido uma expericencia e tanto! Parabens pelas fotos.

Ando com alguns problemas com relação a algas filamentosas e gostaria que voce me ajudasse. Meu aquario tem 200 litros, iluminação T5 (6x39w JBL), com fotoperiodo de 8 horas, substrato elos e fertilização liquida elos. Aparentemente todos os parametros da agua como nitratos e fosfatos estao normais. Entretanto, tenho tido dores de cabeça com essa alga que teima em nao desaparecer e nao sei mais o que fazer.

Agradeço a paciencia!!

Thiago

Filipe Oliveira said...

Olá Thiago,

Esse problema em princípio será fácil de resolver, basta adicionar uns quantos SAES (Crossocheilus siamensis) que eles tratam de limpar as algas em pouco tempo!
Quais são os valores de NO3 e Po4 nesse aquário? CO2 está bem doseado?

Thiago said...

Caro Felipe,

Creio que o CO2 está bem dosado. São 2 bolhas por segundo que mantem o PH em torno de 6.5. Os niveis de fosfato giram em torno de 0.5ppm e os de nitrato entre 5ppm e 10ppm (ambos dentro do normal, creio eu). Coloque 4 SAES antes de ontem no aquário, porem os peixes estão mais interessados em seguir sua imagem refletida no vidro do que propriamente comer as malditas algas. Creio que quando a fome bater eles comecem a dar mais atenção as filamentosas. Obrigado pelas dicas Felipe!!

Grande abraço

Vitor Sousa said...

Olá Filipe tudo bem?
Bem mais um workshop fantastico parabens. Tenho andando a estudar muito as fertilizações, para tentar criar o tão desejado equilibrio para não aparecerem tantas algas.
Contudo já identifiquei o praga que anda a dar dor de cabeça, chamam - na Staghorn algae. Conheces? Vai a www.aquariumalgea.blogspot.com caso não a conheças.
se já te enfrentas - te com ela conseguiste remove - la? se sim como???
outra alga é a GDA, mas está mais controlada, contudo queria elimina - la por completo. como faço?
Se quiseres podes visitar o meu Blog e responder lá :), ou responder aqui como queiras :)
é este : www.llablogs.blogspot.com/

cumprimentos
Vitor Sousa

Filipe Oliveira said...

Olá Vitor,

Já tive todos os tipos de algas possíveis e imaginárias num aquário só... o famoso 240L plantado vs discos, quando decidi experimentar os discos! Ao fim de algum tempo consegui erradicar todas as algas, demorou mas consegui.
Na altura para eliminar as Staghorn usei as Ameca splendens, limpam de forma voraz, o problema vem depois... começam a comer plantas e são muito chatas para todos os tipos de peixes, pois são muito agressivas.
Acho que com uma sobredosagem de Seachem Flourish Excel resolves o problema, se estivesse no teu lugar começaria por aí e só em último caso optava pelas Amecas. Caso sejam apenas pequenos pormenores, tenta remover manualmente e acertar com a fertilização, pois o teu problema está mesmo no último ponto que referi.
As GDA aparecem por excesso de potássio, mas isso já te expliquei, uma vez que acertes com a dosagem, vais ver que as outras algas acabam por desaparecer.

Cumprimentos,

Filipe Oliveira

Vitor Sousa said...

olá filipe

acho que já estou mesmo a acertar com as fertilizações. o Po4 está quase a 0, e a partir daí poderei acertar com os nitratos.
Vou tentar manter o Po4 a 0.5 e os Nitratos a 5 para tentar ter o minimo de macros na agua para não haver excessos.
ok vou utilizar então o flourish para tentar erradicar a coisa :)
as GDA, perguntei porque já só fertilizo o aqua com 1ml 2x por semana de K e mesmo assim aparecem, embora demorem mais tempo a aparecer.
Como os meus macros são KNO3 e K2PO4, os macros em si já inserem K mas o problema é que não sei quanto.

Obrigado pela resposta :)
cumprimentos