Loading...

Thursday, November 19, 2009

Discos ' Castanho e RedAlenquer

Já há muito tempo que não colocava fotos dos meus discos.
Esta menina é uma das resistentes da estirpe castanha que comprei ao amigo Bentes há uns anos atrás. Eu adoro os meus Red Alenquer, mas para mim não há peixes mais bonitos que os castanhos. Tenho 2 fêmeas, esta e outra que está no áqua da cozinha. Se tudo correr bem tenho um disco pequeno que pelas iniciativas e comportamento leva a crer que é um macho... e se assim for, espero um dia acasalá-lo com uma das fêmeas castanhas.

A foto seguinte é de um macho Red Alenquer, aliás... apenas um pouco do disco, porque este para ser fotografado com a 100mm macro, tenho de fotografá-lo bem distante :-)

6 comments:

Andrea Ongaro said...

Incredible photos Filipe! the details are impressive. thanks to the new flash?

Filipe Oliveira said...

Hi Andrea,

No, those pictures were taken without flash.
My discos are too big, so to take those pictures I need to be very far way from the tank :-) that permits you to use aperture like 2.8 or 3.5 and low ISO.
Of course that you need to have a good light above the tank, in this case I have 296watts (4x39w T5 + 2x70w HQI) with high efficiency reflectores. :-)

Thanks for your comment!

pbl said...

Esse castanho é um bocado azul!

(belos retratos)

Filipe Oliveira said...

Boas Pedro,

De facto os castanhos têm algum azul que se sobressai quando tens iluminação HQI. A irmã desta quando estava neste áqua também o mostrava, não tanto, mas também tinha. O mais engraçado é que esta passa mais vezes despercebida e da cor dos Alenquer, não sei se será uma forma de integração no grupo.

pbl said...

Sabes que fiquei com essa da Hqi filada?
Já me arrependi de não as ter metido na minha calha nova.
As recentes incursões nos salgados mostraram-me as potencialidades dessas lâmpadas na definição do detalhe.

Filipe Oliveira said...

Pois... Fizeste asneira!
As HQIS são as que conseguem melhores resultados em áquas mais altos, conseguindo atingir a zona do substrato com maior sucesso. A ideia de altos consumos está errada, desde que não uses balastros ferro magnéticos. Se usares balastros electrónicos o consumo é muito semelhante ás T5. Uma coisa que eu adoro, é o efeito que as HQIS provocam sobre a água e depois o CRI é o mais próximo da luz natural.
Com este factor consegues cores mais reais e os fluorescentes que muitas das vezes não aparecem, com as Hqis os peixes “transformam-se”. É daquelas coisas que só visto ao vivo e a cores; já sabes, quando quiseres ver as Hqis e Leds em acção, passa cá por casa.
No entanto e comparando o aspecto luminoso das T5 com as Hqis, dentro da mesma potência em watts, as Hqis emitem menos intensidade, mas isto não significa que não tenhas rendimentos muito superiores!!!!
O que podes fazer mais tarde nessa calha, é aplicar alguns focos em Leds, que na minha opinião em nada ficam a dever ás HQIS. Mas atenção, estou-me a referir a leds de alto rendimento e não leds dessas calhas manhosas que apenas debitam 1watt por led!