Loading...

Thursday, August 20, 2009

Dias de sorte!

Há dias de sorte e esta noite foi uma delas…
Quem possui discos sabe que estes peixes por vezes têm actos suicidas e quando se tem um aquário aberto corre-se o risco de eles algum dia darem um salto para fora do aquário.
Esta madrugada por volta das 6h, um deles decidiu verificar de que tipo de material é feito o pavimento da minha sala.

A minha esposa ouviu um barulho e a gata correu de seguida em direcção da sala, o que não é normal a essa hora da madrugada. Pensei que tivesse caído algo, mas não me preocupei muito, devido á sonolência. Não muito convencido, deixei-me estar e disse para a minha esposa “não se passa nada, algo deve ter caído!”, ela achou muito estranho a gata ter corrido para a sala e levantou-se para ver o que teria acontecido… Liga a luz da sala e depara-se com a gata sentada ao lado de um disco! Chamou-me e quando cheguei não queria acreditar, como seria possível ao fim de alguns anos o disco ter saltado sem qualquer razão aparente? Mais estranho ainda é o facto da gata não lhe ter espetado as unhas ou estar a brincar com o pobre bicho. Estava sentada, tal como se nos tivesse a indicar o motivo do barulho.
Aproximei-me do disco e depois de o ver completamente parado, pensei que já não fosse a tempo e que este estivesse morto! Peguei nele e ele não mostrou qualquer sinal de resistência e mesmo na mão mantinha-se quieto. Assim que o molhei um pouco no áqua ele nadou de forma rápida em direcção ao canto inferior direito do áqua, abre um grande buraco no substrato e pára… Afinal estava vivo e bastante assustado!!! Escusado será dizer que movimentos rápidos ás escuras dentro de um aquário de discos é motivo para que comecem todos a entrar em pânico. Desliguei as luzes muito lentamente e as coisas acalmaram!
Hoje de manhã, lá estava ele com algumas marcas no corpo e muito reservado. Acendi as luzes do áqua, esperei 10min e meti as mãos dentro de água, queria ver a reacção dos discos, principalmente do que saltou. Veio ter com a minha mão, fiz-lhe algumas carícias e voltou tudo ao normal…

Quem diria que um gato seria o melhor amigo de um peixe?

Não vou tomar qualquer tipo de precauções em relação a esta ocorrência, só espero é que não volte a acontecer… e se acontecer, que a gata não esteja com o sono pesado!

Foto tirada 2 dias antes, imaginem o disco da frente (o maior de todos eles) no chão!

5 comments:

Tiago Alves Luna said...

Filipe,seria uma tragédia msm perder um discos desses ai. Me recordo de um video que assisti a um tempão atrás vc estava a acariciar os bichos. Deviduo a este condicionamento acredito que ele deve ter se recuperado mais rápido,pq dificilmente um disco se comporta de tal forma,até msm por ter levado uma queda dessas. Por curiosidade qual a altura da borda do aqua até o chão?? Um abraço Filipe.

pbl said...

A esse, saiu-lhe o Euromilhões.
Vou arranjar um gato.

Filipe Oliveira said...

Olá Tiago,

O disco de manhã e após ter ligado as luzes estava um pouco reservado e escondia-se um pouco, mas assim que meti as mãos dentro do áqua ele rapidamente veio ter com elas. Neste momento é como se não tivesse acontecido, nada normalmente e não se nota qualquer arranhão no corpo.
Quanto á altura da queda, 138cm é a distância entre o limite do vidro e o chão.

Pedro,

Há gatos e gatos... a minha sorte é que esta (gata) apesar de gostar de água, não gosta de peixe!!!
Euromilhões acho que ainda foi pouco :-)
Se a gata não tivesse corrido em direcção à sala, de manhã estava morto; porque se fosse algum barulho diferente o alarme (a minha cadela) acordava a vizinhança toda!!!
Há dias de sorte!!!!

Tiago Alves Luna said...

Filipe, o Pedro tem razão vc deveria dar uma gratificação a este gato,afinal de contas ele vale alguns euromilhões kkkkkkk. Esse Pedro é uma comédia viu.Abraços ai e escreve esse peixe para o pulo no trampolim nas olimpiadas. Um abraço.

Tiago Alves Luna said...

Filipe,consegui o Elos Bottom Mineral, e agora irei testar o substrato ao qual vc fez tantos elogios.Te enviei um e-mail falando como foi.Se puder me fala como é a primeira semana de uma montagem sua lá.Passo-a-passo desde as tpas,fotoperíodos e o início da fertilização. Vlw