Loading...

Thursday, March 19, 2009

Mais algumas fotos do Layout 60lt

A minha recente aquisição, Pseudomugil furcatus.


Foto de pormenor


Visão diagonal esquerda


Visão diagonal direita


Direita mais afastado


Panorâmica afastada


Panorâmica

8 comments:

Tiago Alves Luna said...

OK Filipe vlw pela a ajuda!!! Depois como mais calam farei isto.Andei fazendo uns testes sobre seu tópico H2OH (LÍQUIDO MARAVILHA) A resposta que cheguei a obter foram satisfatórias,no entanto utilizei uma maneira diferente de retirar na hora as filamentosas. A noite irei colocar para vc o passo-a-passo. E além de tudo os parâmetros da água permaneceram os mesmos. ATÉ!!!

Filipe Oliveira said...

Estou curioso para ver esse passo a passo :-)
Novas ideias e técnicas são sempre bem-vindas!

nmartinez said...

Boas Filipe,
Sou um iniciado na aquariófilia, e apenas queria deixar-te aqui os meus parabéns pelo teu trabalho. Vejo que empenhas dedicação e gosto naquilo que crias e te dedicas!

Parabéns sinceros e espero um dia poder chegar a este nível.

Nuno Martinez
nuno_martinez@hotmail.com (MSN)

Tiago Alves Luna said...

Pois bem vamos lá !!Eu utilizei 2 maneiras para erradicar de uma vez por todas as filamentosas. O primeiro foi a montagem estava funcionando apenas 2 semanas e eu pude perceber que ali existia algumas filamentosas que vieram do outro aquário pq eu aproveitei algumas (eleocharis mínimas)de uma montagem anterior. E então eu retirei 4 chumaços da eleocharis e que com o auxílio de um pote pequeno coloquei as plantas com a raizes dentro do pote e tudo ,sem colocar água nem nada eu apliquei o H2OH utilizando 1,5ml para cada chumaço e aguardei 3 minutos ao termino retirava as plantas deste pote dava um banho em um pote separado com água do próprio aquário,secavas as mesmas em um pano seco e após isto eu fazia pressão em cima da planta e ia puxando devagar para n arrancar as folhas.Contudo percebi que todas as filamentosas ficaram no pano.Conclui que poderia acontecer algo que a raiz pudesse vir a morrer ou as plantas queimarem então, antes de replanta-las aparei as raizes e as fixei novamente onde estavam e no início da tarde coloquei potássio 1 ml para os 18l e co2 fiz isto durante 5 dias. Após isto retirei novamente uma das mudas e percebi que as raizes n sofreram e sim tiveram melhor deenvolvimento pq n ficaram mais estagnadas por conta das filamentosas.
Minhas conclusões eu n aconselho o procediemnto em aquários maduros ,pois o mesmo poderia mexer muito no substrato e acabar ocasionando um problema maior com algas pelo o acúmulo de nutrientes em suspensão. Lembrando que utilizei uma água oxigenada com o volume da solução química mais fraca.Espero ter contribuido para as sua experiências pois de fato é excelente o desempenho do h2oh.
Estou pasmo com o resultado.

Tiago Alves Luna said...

BOA NOITE !!! Filipe,você tem algum
material que fale sobre fertilização líquida ??? Se caso conhecer alguma referência boa posta aqui no seu blog ficarei grato e os aquaristas também... Um abraço e até.

Tiago Alves Luna said...

Ou até mesmo postar algumas experiências suas que são bem vindas !!!! Grato

luis carrilho said...

Olá Filipe,
É com grande prazer,que pela 1ª vez coloco um comentario no teu blog.
Não obstante conheço razoavelmente os teus trabalhos e considero-os uma referencia pra qq aquariofilista que leve isto dos plantados a serio!!!E sim...digo a serio,pq infelizmente é triste ver a forma como muito boa gente se mete a inventar plantados,sem ter a mais pequena noção do que está a fazer e claramente sem se terem dado ao minimo trabalho de pesquisar sobre o assunto ou terem perdido o minimo tempo com o planeamento,já pra não falar na tipica mania de querer ter tudo,mas...baratinho mas bom!...enfim....
Bem,mas o que me leva a entrar em contacto contigo é o seguinte,estou á cerca de um mês a planear uma nova montagem,na qual não vou fazer o minimo de concessões a nivel de qualidade de equipamento e por isso mesmo tanbem não vou ter(não posso ter,prevejo cerca de 1500€ só de material sem contar com vivos lol) qq pressa ,prevejo iniciar a montagem no final de julho quando estiver de ferias,6 meses de preparação e planeamento(cá está).
O aqua terá 200 e poucos litros brutos(90x50x50)e a minha duvida prende-se com a escolha do difusor,esquecendo a questão preço,que é importante mas não decisiva(cá está novamente)na tua opinião terei uma vantagem real em escolher o REA-30 em detrimento do ATO-20,ou no fundo a diferença de performance não é assim tão significativa??
E já agora estará o ATO-20 "muito á pele" pra esta montagem ou nem por isso??
Espero passar por cá mais vezes e quem sabe mesmo á distancia me possas dar alguma ajuda e alguns concelhos a ver se isto vem a ser um projecto bem nascido,com possibilidades de se tornar um plantado "á seria".
Desde já obrigado e um forte abraço Filipe.

Luis Carrilho.

Filipe Oliveira said...

Nuno Martinez,
Muito obrigado pelo seu comentário! :-)

Tiago,
Em relação ao seu método só é possível se retirar as plantas do layout... no caso de ser um plantado com algum tempo esse tratamento está fora de questão!
Tenha cuidado com a aplicação de H2O2 dessa forma porque pode queimar as plantas.
Em relação á fertilização liquida não tenho qualquer artigo sobre o assunto, isto porque cada áqua é um áqua e prefiro analisar cada um individualmente. Dependendo das plantas escolhidas, as fertilizações variam de caso para caso.

Luis Carrilho,
Força com esse projecto e caso necessites de ajuda, estás á vontade para colocar as tuas questões!
Em relação ao difusor vs reactor, para o volume do teu áqua é indiferente, logo será uma questão de estética. Se usares o difusor terás de dosear um pouco mais de co2; se optares pelo REA30 como é um sistema venturi, tens um maior aproveitamento de CO2 e um menor consumo. Cabe-te decidir se preferes gastar um pouco mais num reactor e teres menor consumo de CO2 ou gastar menos no difusor e mais consumo de CO2.
Eu acho o REA30 uma peça única de design, as bolhas de CO2 a circularem dentro do reactor é algo indescritível, muito bonito!

Grande abraço e muito obrigado pelos vossos comentários!