Loading...

Friday, February 13, 2009

Análise do Layout ' 60lt

Ponto 1 - Colocação das pedras

Ao olharem para o layout o que é que vos chama imediatamente á atenção?
O tronco é sem duvidas o ponto focal, mas é complementado pelas pedras, que permitem que ele não fique isolado como se tivesse caído dentro do áqua.
A 1ª mais á esquerda e junto ao vidro foi colocada lá propositadamente e não optei por uma pedra menor porque quero que esta seja usada como uma referência (ponto de tensão). Esta pedra assim que a Lilaeopsis se propagar pelo substrato não ficará coberta pela planta e permite que o olhar se desloque para as pedras traseiras. Assim que a Hydrocotyle ganhar algum volume a parte traseira da pedra será preenchida, bem como as laterais das pedras traseiras, fazendo com que se veja apenas a parte superior das pedras, desviando o olhar para a base do tronco.
As restantes pedras do lado direito servem apenas para dar algum volume e profundidade; evitando que os ramos finos do tronco fiquem deslocados naquela posição.


Ponto2 - Profundidade

Os triângulos indicam a deslocação do olhar do observador. Estas linhas de tensão servem apenas para fazer com que o observador percorra o substrato com os olhos criando a ilusão de profundidade, até chegar aos troncos.


Ponto3 - Sentido do olhar através do layout

Vamos agora ao ponto focal e respectivas linhas de tensão!!!
A base do tronco devido ao seu volume e curvatura; e auxiliada pelas pedras frontais, faz com que o olhar se fixe inicialmente nessa posição, percorrendo o tronco até ás suas extremidades. Se seguirmos os sentidos das setas verificamos que o tronco leva-nos até ao canto superior direito do aquário, mas também devido á curva de alguns troncos, leva-nos ao ponto inicial... (funciona um pouco como a "pescadinha de rabo na boca")

No comments: