Loading...

Friday, January 16, 2009

Depois da tempestade...

Estava previsto... Com a altura de férias e festas (Natal e Ano Novo) é normal que possam acontecer pequenos problemas com um plantado; ainda por cima quando este foi recentemente plantado! Não conseguindo obter um equilibrio nos 1ºs dias da montagem, um pico de nutrientes na coluna de água, um fotoperiodo elevado, oscilações de CO2 e falta de mudanças de água, fizeram com que as algas aparecessem em força.

Fotos de dia 6 de Janeiro 2009:








Fica feio é certo, mas não é nada que não se trate com alguma dedicação... O Samuel, a pessoa destacada para fazer a manutenção deste aquário não se intimidou com o facto e meteu mãos á obra! Após termos trocado algumas informações por telefone porque infelizmente estive acamado após a passagem de ano e foi-me impossível deslocar-me á Orniex e ajudar na manutenção.

1º Passo, rectificar o fotoperiodo. Antes o temporizador estava regulado para 11h diárias, foi reconfigurado e programado para 9h. Foram desligadas 2 das lâmpadas de 39w passando assim a funcionar com apenas 2x39w (8.500k + 14.000k) da Arcadia.

2º Passo, verificar o fluxo de CO2. Injectar mais CO2 exige a uma maior absorção de nutrientes por parte das plantas porque aumentamos o seu metabolismo. Uns dos principais causadores de algas num aquário plantado é um fluxo insuficiente e inconstante de CO2. Após ter sido resolvido o problema do regulador de pressão, aumentou-se ao fluxo para 3bps.

3º Passo, aspirar o máximo possível de algas e fazer mudança de água. Como este aquário ainda não tinha qualquer fauna, fez-se uma muda de água >50% do volume do aquário e aspirou-se as algas com uma mangueira muito fina para evitar que se puxasse as plantas.

4º Passo, colocar uma equipa de limpeza. A colocação de Otocinclus, Crossocheilus siamensis(SAES) e Epalzeorhynchos kalopterus (conhecidos por Flying fox, Raposas ou falsos SAES) ajudaram a limpar todas as algas num curto periodo de tempo.

5º Passo, começar a fertilizar com potássio. Uma vez que aumentámos ao metabolismo das plantas com a injecção de CO2, as plantas necessitam de potássio para assimilarem os nutrientes em excesso existentes na coluna de água.

Ao dia 10 de Janeiro o aquário já apresentava melhorias, as algas das plantas tinham desaparecido, faltava agora que os peixes de limpeza fizessem o restante trabalho no areão negro da zona frontal.




No dia 16 de Janeiro estava impecável! Com algumas mudas de água e com os passos descritos acima o problema estava resolvido.

Vejam as fotos seguintes...








No comments: