Loading...

Thursday, December 04, 2008

O poder dos leds - ELOS ELITE

Engane-se quem pensar que esta simples calha de iluminação constituida por leds, tem pouca potência bem como não será suficiente para iluminar os aquários mais exigentes.

Construida em aluminio, com 18 leds (3 azuis e os restantes em branco com espectro de 10.000k) equivalentes a uma potência de 100-120w e uma intensidade superior a uma HQI de 150w, braço em inox e com um consumo de 64w.

Trata-se de design inovador e de uma calha excepcional e com um aproveitamento luminoso fantástico.




Com a possibilidade de experimentar um "brinquedo" destes e tirar as minhas conclusões, posso afirmar que para já estou fascinado com a calha, a saúde das plantas e a forma como têm desenvolvido... simplesmente brutal!

Como esta calha foi concebida para o System mini da ELOS (aquário com 40x40x40) o braço que prende a calha ao aquário foi desenvolvido ao pormenor, para que a calha ilumine o System mini a 100% e tire a maior rentabilidade possível. Para aquários fora do padrão do System Mini e mesmo aquários com litragem superior, a ELOS desenvolveu um sistema de suspensão vertical, muito semelhante ao utilizado nas calhas AquaPlanet, mas como eu não pretendo furar o tecto da sala, pois este aquário está colocado num local provisório, tive de adaptar o braço de fixação. Para aquários de recife seria uma mais valia que a calha ficasse a 5-7cm da superfície da água pois a intensidade de luz seria mais forte, beneficiando assim o crescimento de corais, mas em plantados as coisas não funcionam assim... Para evitar um chamado creeping (crescimento horizontal) das plantas, crescimento deformado ou atrofiamento, é necessário elevar a calha para que a intensidade seja menor, mais distribuída e não condicione o crescimento das plantas.

Como tenho um aquário com 55x35x35, precisava de elevar a calha a 20-25cm da coluna de água para que as laterais fossem iluminadas e houvesse uma menor intensidade luminosa central. Mandei fazer um braço em inox com 2mm de espessura e furação vertical a cada 5cm, para que fosse possível subir ou baixar a calha.
Com uma semana de testes aqui está o resultado:


Aspecto geral do aquário, com adaptação do braço de fixação com 10x20@2mm em inox, ELITE e iluminação posterior (remover a sombra provocada pelo braço que adaptei) para tirar a fotografia:



Mesmo com 3 leds azuis, não tive qualquer problema com o crescimento vertical das plantas, tive sim que me adaptar ao espectro de luz... que é muito semelhante a de uma HQI!

2 comments:

Nuno Almeida said...

E isso são leds normais?
Pergunto isto porque numa daquelas lâmpadas economizadoras de leds a intensidade luminosa e muito, mas mesmo muito inferior!

Mauricio Molina said...

Amigo poderia nos passar mais detalhes, onde comprou, como fez, quantos lumens tem?

Fórum AquaPeixes
http://aquapeixes.forumeiros.com/portal.htm

Abraços!