Loading...

Saturday, July 05, 2008

Poda geral 350L

Ontem aproveitei para fazer uma poda geral ao aquário dos discos e diga-se que foi uma grande poda... Não fiz por achar que estava demasiado carregado mas sim porque era necessário!
2 semanas atrás tinha colocado Trichopsis pumilus no aquário para me comer as Hydras, coloquei 10 Trichopsis mas parece-me que apesar de comerem a Hydra eram insuficientes para eliminar tal praga.
Não sei como Hydra apareceu, mas julgo que tivesse vindo em alguma planta e desenvolveu-se em grande escala, parecendo por vezes algas filamentosas tipo fio de cabelo. Observando com uma lupa é visivel que não são as tais filamentosas mas sim colónias de hydra. Para evitar que esta praga se propague em grande escala resolvi pegar na tesoura e podar uma grande parte das plantas afectadas, esperando que os Trichopsis possam agora exterminar a hydra.

Outro motivo que me fez podar 80% das plantas foi o para dar mais luz na zona inferior do áqua e promover o crescimento de algumas cryptocorynes e echinodorus, que devido á carência de luz cresciam muito devagar e em alguns dos casos simplesmente desapareceram. Desta forma essas plantas que até ao momento não tinham ganho preponderância no áqua, podem agora crescer e mesmo a tennelus pode propagar-se na zona traseira do áqua.

Não há que ter receios em podar... as plantas voltam a crescer!

Mais fotos para breve!

No comments: