Loading...

Thursday, July 03, 2008

Algumas fotos do áqua de 60L

Estou rendido á Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro!
Fantástica lente, tempo de resposta e focagem magnífica, só pode dar em resultados brilhantes :-).
Acho que as fotos dizem tudo...

Muitas pessoas defendem que os CRS são muito sensíveis á fertilização, mas pelos vistos não são assim tão frágeis quanto se pode pensar. Uma vez bem acondicionados antes de se colocarem no áqua e se mantiverem um plano de fertilização bastante equilibrado e não exagerando nos nitratos, é possível usar CRS em aquários plantados de baixa ou alta manutenção.

Neste aquário fertilizo com 0.5ml de K40 e Fase2 diariamente (manhã) e ao fim do dia com 0.5-1ml de Fase1; 1.5bps de Co2 (está um pouco acima do recomendado). Os parâmetros da água medidos antes de uma mudança parcial de água semanal eram de: 10ppm de No3, 1.5ppm de Po4, pH 6.8, gH 6 e kH 4.
As plantas agradecem e os invertebrados não se "queixam"...




Para terem uma noção do poder de focagem da 100mm reparem neste CRS "voador"... :-)

Antes era complicado fotografar os Iriatherina werneri, agora com o motor USM e usando a função Frame servio da Canon 400D, é possível tirar fotos bem nítidas desde que a a velocidade do obturador esteja correctamente configurado.

5 comments:

André said...

Olá Filipe.

Mais umas fotos espectaculares mas estas são realmente de se lhe tirar o chapéu, pelo tipo de assunto que fotografaste. A do crs voador está demais! Também estou cada vez mais perto de adquirir uma C400 e depois virá uma objectiva dessas. É pena é custarem tanto como a máquinas mas, depois de ver essas fotos, a qualidade justifica o preço ( sem tirar mérito ao fotógrafo). É impressão minha ou começas a ficar fã de invertebrados? Já tens aí uma bela colecção.

Unknown said...

Está de parabens, pela aquisição de lentes, mas tenho uma duvida que eu saiba os produtos da Elos os fertilizantes são altamentes concentrados, praticamente 0,5 ml todo dia não tem perigo?? pode aparecer algas e assim vai??? mas esta de parabens pelas fotos e pelo trabalho,

atenciosamente,
Luís Scapini

Filipe Oliveira said...

Olá André,

As reflex hoje em dia baixaram muito de preço, pena as lentes ainda custarem uma pequena fortuna... e o melhor é nem falarmos na classe L!!!
Mas não há comparação possível com as compactas ou bridge. Custou-me um pouco a adaptar-me á nova máquina mas com o decorrer do tempo começo a tirar mais partido do equipamento e do investimento efectuado.
A grande vantagem de uma reflex é poderes trocar o corpo da máquina por algo mais evoluído mantendo as lentes existentes. Nas bridge já não podes fazer isso, é encostar e comprar nova!

Se tiveres possibilidade e se arranjares obviamente, compra uma 400D ou a 450D com a lente 18-55 IS em kit. Sai mais barato que comprares em separado. O sistema IS permite-te fotografar com compensações de exposição baixas e em pouca luz, o sistema de estabilização permite-te uma imagem nítida.
Acho que nas Reflex apenas a Sony alpha tem IS no corpo, as restantes apenas o fazem através das lentes... mas Sony como Reflex... tenho algumas dúvidas! Basta olhar para os 2 últimos anos e ver que já lançaram mais modelos e revisões que a Canon ou Nikon nos últimos 10 anos...

Abraço,

Filipe Oliveira
Ps. Depois vou precisar de alguma ajuda para classificar os meus CRS, vamos deixá-los ganhar mais corpo e então depois dás o teu bitaite!

Luis,

Os fertilizantes da ELOS são realmente concentrados mas são muito equilibrados! Se leste todo o texto deste artigo, podes comprovar que mantendo um regime de fertilização tal como tenho feito, chego ao fim da semana com os parâmetros como indiquei, o que é óptimo para as plantas desde e sempre que o nível de CO2 seja constante.
Podes comprovar através das fotos que os inertes e o mesmo o musgo não têm algas... logo o regime de fertilização está correcto, mesmo assim poderá sofrer qualquer alteração (aumentando um pouco mais á dose) caso ache necessário.

Abraço,

Filipe Oliveira

DaniReef said...

The photos are truly amazing... maybe I've just said before... but it's true...

and I don't want to think of you had a Nikon camera!!!


Danilo
www.DaniReef.com

Filipe Oliveira said...

Are you saying that Nikon is better than Canon?! hum...
I used a Nikon D60 of a friend and I was very impressed, but I don't know if I changed my Canon with him!

But see the good point... If I had a Nikon I were better than you :-) So it will better for you if I continue using Canon hehehhe

Cheers,

Filipe