Loading...

Tuesday, July 15, 2008

Estado de espirito...

Os discos têm uma personalidade extraordinária, mudam de cor quando se sentem bem, adoecem, acasalam ou estão stressados; e em alguns casos apenas para não serem excluídos do grupo.
Uma fêmea castanha que está junta com os Red Alenquer para não ser excluída do grupo mudou radicalmente a sua cor e neste momento apenas a identifico dos demais porque a conheço muito bem... algumas das pessoas que já tiveram oportunidade de ver ao vivo este aquário não conseguem distingui-la dos restantes. O mesmo aconteceu com um pequeno disco que coloquei junto com estes que para ser aceite pelos restantes fez exactamente a mesma coisa... será possível ou é apenas uma ilusão de óptica?

Outro factor determinante nas cores dos discos e para que eles possam exibir toda a sua cor é a utilização de lâmpadas de iodetos metálicos (hqi). É visível nesta foto que as cores estão mais evidenciadas que na foto geral do aquário em que apenas usei as T5. Embora na foto panorâmica os discos estavam em ritual de acasalamento e também é muito normal acontecer nesta estirpe uma ligeira mudança de cor, ficam mais escuros e evidenciam o contorno vermelho em volta do corpo.

Deixo-vos uma foto do trio de discus que possuo neste aquário. 1 macho e 2 fêmeas... ele parece gostar de acasalar com as 2 fêmeas, o mesmo já não posso dizer delas! Elas não gostam mesmo nada de partilhar o macho... acho que é algo típico do sexo feminino :-)

5 comments:

Filipe Lopes said...

Boa tarde.

Antes de mais tenho que dizer-lhe uma frase que certamente estará habituado ler: os meus sinceros parabéns pelas suas montagens que qualquer um de nós gostaria de ter em sua casa.

Inicie-me nesta aventura da aquariofilia há cerca de 10 anos. Depois de ter passado por comunitários, "plantados" e de ciclídeos africanos, estou agora a entrar no mundo dos discos.

Fiz uma montagem há 1 ano, após ter mudado de casa, num aquário com 240L com o objectivo de ser um plantado com discos. No entanto, apesar de neste momento ter 2 discos (já perdi 3 em 8 meses), o meu aquário ainda não passou de ser apenas algo com umas plantas colocadas meio ao acaso.

Gostaria imenso que você pudesse partilhar comigo algumas ideias para ver se eu consigo algum dia ter uma montagem tão bela como as suas.

Cumprimentos,
Filipe Lopes

Filipe Oliveira said...

Olá Filipe,

Muito obrigado pelos elogios.
Se já teve plantados, manter discos com plantas não é dificil... apenas é necessário ser rigoroso com a quantidade de comida, ter uma grande equipa de limpeza e uma boa filtragem.
O resto é muito semelhante a manter um plantado, equilibrar os nutrientes e fazer mudas de água.

Cumprimentos,

Filipe Oliveira

Filipe Lopes said...

Caro Filipe,

Uma das dificuldades que noto aqui no grande Porto é que não encontro um local que tenha uma boa oferta em produtos de qualidade (fertilizantes, etc.) e bons exemplares tanto de peixes como de plantas.

Por acaso tem alguma sugestão?

Cumprimentos,
Filipe Lopes

Filipe Oliveira said...

Olá Filipe,

Por norma encomendo tanto as plantas como peixes, pois tenho já uma ideia definida do que quero e não compro por impulso.
Em relação preço qualidade e aproveitando sempre a possibilidade de encomendar as coisas e levantá-las no dia em que chegam, prefiro a Jardiland na N13 pela disponibilidade e atenção.
Alguns produtos que não existem no Grande Porto, compro online.

Cumps,

Filipe Oliveira

Filipe Lopes said...

Boa noite Filipe,

Por acaso estive ontém mesmo na Jardiland a ver uns discos que tinham recebido há pouco tempo. Também gosto do atendimento de lá. Acredito que por encomenda as coisas funcionem bastante bem, uma vez que quando se pretende algum exemplar ou planta específica é muito difícil encontrá-la na oferta de que as lojas dispõem.

Baseado nas suas fantásticas montagens (não me canso de as rever) acabei por adquirir hoje um tronco que encontrei aqui numa loja da Maia (ExoReef) e que me vai servir para um (re)aquascaping que pretendo fazer.

Entretanto convido-o a dar uma olhada nas fotos da montagem que tenho em http://picasaweb.google.pt/fil.flopes/Plantado240L

Cumprimentos,
Filipe Lopes