Loading...

Thursday, February 28, 2008

350L Plantado vs Discus 2008.02.27

Ainda numa fase de adaptação á fertilização, não quero para já abusar nas doses, prefiro dosear um pouco a baixo da média e ir aumentando gradualmente. Por estranho que pareça ainda não fiz um único teste à água... nem mesmo de pH! Uma vez que os peixes estão bem, não apareceram algas e as plantas desenvolvem-se bem, prefiro ir fertilizando a olho e em pequenas doses observando assim o comportamento e desenvolvimento da flora. Aliás, testes só os faço quando algo está errado e quando noto um ligeiro desiquilibrio no crescimento das plantas, aparecimento de algas ou comportamento anormal dos peixes.
Noto que sempre que fertilizo com Elos Fase2 e K40 as plantas desenvolvem muito bem e de um dia para o outro aparecem novas folhas; e a Echinodorus palaefolius var. latifolius coloca fora de água 1 a 2 folhas.
Ainda não podei todas as folhas velhas e que não se adaptaram á forma imersa, prefiro que haja bastante massa vegetal no aquário e que possam consumir todos os nutrientes em excesso. Mais tarde e quando o áqua apresentar sinais de maior estabilidade, aí sim, faço uma poda maior e então defino melhor o layout.

Aqui está uma foto actualizada do áqua:

3 comments:

Nuno Almeida said...

Estou curioso para ver o efeito depois de o tapete de tennellus fechar.
Não me consigo habituar ao layout.
Faz-me um pouco de confusão, porque sei que o áqua é grande, mas quando olho para ele parece-me pequeno...
É cisma. Não ligues.
Abraço!

Nuno Almeida said...

Já agora deixa-me fazer-te uma pergunta.
As folhas que te saem fora de água não começam a ficar com as pontas queimadas?
Se sim, o que fazes?
Cortas a folha junto à raiz?

Filipe Oliveira said...

As folhas que ficam emersas continuam verdes e sem vestigios de qualquer deficiência ou sinais de ficarem secas; isto para folhas como mais de 2 semanas. Até á data ainda não cortei qualquer folha.
Durante a fase emersa, as folhas passam por várias fases, desde a lança, crescimento e amadurecimento; passam dos 5cm a 15-20cm em 4 dias +-.

Brevemente coloco uma foto da superficie da água para teres uma ideia do estado actual das plantas emersas.

Abraço,

Filipe Oliveira