Loading...

Sunday, July 22, 2007

Refrescante e suave - Step by Step

Esta montagem parte de uma iniciativa criada por mim no forum de Aquariofila. No inicio houveram bastantes interessados no projecto, embora com o decorrer do tempo desistissem. Não é fácil recriar uma paisagem através de uma fotografia, muito menos quando esta não é a que vocês elegeram para o efeito. Contudo, acabei por escolher uma das paisagens que para mim maior grau de dificuldade apresentava!
Como apenas existe uma pessoa a partilhar este projecto e não reproduziu a foto em causa, mas sim usou-a como inspiração, decidi avançar e fazer o mesmo. As pedras são sempre um grau de dificuldade extrema, devido á cor, textura e respectiva forma. Tentei fazer algo que não fugisse do tema e mais simples do que a paisagem da foto seguinte.


Como um plantado está sugeito a várias alterações, pretendo com o decorrer do tempo moldá-lo e obter uma forma aproximada desta foto... vamos ver o que sai daqui!!!

Aqui fica o registo do Step by Step da montagem do áqua:

Aquário em vidro de 8mm, com silicone transparente e com as medidas de 55x35x35 (LxAxP).
Calha de iluminação com sistema de lâmpadas T5, 3 x 24w 6.500k Osram.

Acessórios para plantar, manutenção e poda das plantas.

Colocação do substrato ELOS Terra. No momento da instalação do aquário, o substrato tinha sido removido do aquário anterior. Por esse motivo estava encharcado, libertando assim alguma água sobre o vidro inferior.
Por baixo do ELOS Terra, coloquei uma pequena quantidade de ELOS Terra Zero (Setup Bottom) composto por micros e macro nutrientes para renovarem um pouco o substrato desgastado. Como ainda não tenho todas as plantas para concluir o layout, preferi não abusar no Terra Zero. Espalhei 2 colheres de chã (meio usado para indicar a porção utilizada) do produto sobre as laterais do aquário e então mais tarde quando tiver as plantas que faltam, prefiro então usar as capsulas TERRA UNO para fortificar um pouco mais o substrato.

A colocação do substrato ajuda e muito a trabalharem as pedras e evitam riscos no vidro inferior, bem como partir o aquário caso deixem cair alguma pedra no momento da definição do hardscape.

Nesta montagem optei pelo uso de basaltos, são bem mais dificeis de trabalhar que os xistos, devido á sua forma mais arredondada e pouca textura.

A colocação do ponto focal está definido, falta agora colocar as restantes pedras em harmonia e dar ao aquário alguma profundidade.


As pedras seguintes devem acompanhar o ponto focal e de preferência não devem ser maiores que as colocadas inicialmente. É obvio que existem várias excepções á regra, apenas tenham cuidado para não comprometer a profundidade do layout.
Como é visivel na foto seguinte, coloquei as pedras mais á frente das anteriores e usei pedras mais pequenas.


O Hardscape está finalizado, resta agora verificar se é necessário subir um pouco mais o substrato atrás das pedras, para dar a respectiva profundidade e toque final.


Visto mais de cima.

Total visão da disposição das pedras


Uma vez que o hardscape está pronto, vou limpar o substrato excendente na zona frontal, para depois colocar a areia branca decorativa.


Areia branca já colocada no local. Usei areia silica branca super fina, semelhante á granulometria do açucar.


Visão frontal da disposição do hardscape e já com a areia branca colocada. Faltam acertar pequenos pormenores e começar a plantar.


Como tinha poucas plantas para o efeito e já eram 3 da manhã... não efectuei sessão fotográfica da plantação. Embora a colocação das plantas visiveis na fotografia abaixo, tenham tomado apenas 5 minutos do meu tempo... A Bolbitis heudelotii foi colocada atrás das pedras maiores, reforçando o ponto focal; e as plantas mais pequenas (Acorus pusillus) que estão junto ás pedras, plantei-as com a ajuda de uma pinça.
Agora só falta encher o aquário...



Pormenor do reactor de CO2 da ELOS - ATO20


O aquário já cheio tanto de água como acessórios! Não vou usar termostato nesta montagem porque a temperatura nesta altura do ano faz com que o aquário mantenha os 25º.

30 minutos após encher o aquário.

Visão dos meus aquários plantados lado a lado.


Os camarões red Cherry já andavam a explorar a sua nova casa e o CO2 já estava a ser libertado.


Pormenor do reactor ELOS - ATO20 a libertar CO2 para a coluna de água.


Red Cherrys, Neocaridina denticulata sinensis var. Red. Na foto podem ver duas fêmea com ovos pronta a desovar!

Neocaridina denticulata sinensis var red (machos) estavam a fazer algum alpinismo e reconhecimento da zona!!!

Para terminar, deixo-vos uma foto da Bolbitis heudelotii a fazer pearling.


2 comments:

Anonymous said...

Boas Filipe, mais uma vez uma excelente demonstração de aquapaisagismo, Parabéns, vou tentar acompanhar a evolução deste teu novo projeto.
Gostaria também de saber se por acaso me poderias informar, onde é que eu posso adquirir esses Red Crystal, pois eu vivo em Portalegre (Syrah) e por aqui é extremamente difícil encontrar o que quer que seja, podes me contactar atravéz de rchocas@hotmail.com. Agradecia-te desde ja e continua com o bom trabalho para deleite dos nossos olhos.
Abraço

Unknown said...

Está excelente é oque se pode dizer para quem acompanha as tuas posturas dos teus aquas.