Loading...

Thursday, January 18, 2007

Plantado vs Discos 2006.10.22

Ao dia 22 de Outubro lá entraram os Discos! Podem pensar que foi cedo de mais, mas o facto de ter usado um aquário já ciclado (substrato e filtro) ajudou à sua ambientação e bem estar.
O grande problema é que ao não limpar o filtro propositadamente e devido a um grande volume de matéria orgânica originou ao aparecimento de cianobactérias. Não encontro outra explicação para o sucedido! Há quem defenda a teoria do caudal fraco e que a propagação destas algas originam de má circulação da água em zonas "mortas" do aquário. Excluí essa hipótese porque já tinha utilizado os mesmos equipamentos, no mesmo aquário e até á data nunca me tinha surgido este tipo de algas.
De todo o tipo de algas, estas são as mais dificeis de lidar. Aparecem do nada e da mesma forma que aparecem, desaparecem...
O problema é que até desaparecerem, podem danificar as plantas e atrofiar o seu crescimento. O seu odor é inconfundivel, cheiro a "verde" e pântano; Como se não houvesse qualquer circulação da água e esta estivesse parada durante meses.
Para me livrar destas algas foi muito complicado, limpei o filtro, fiz mudas de água quase todos os dias e já em desespero usei Dimicia (composto de eritromicina) em pequenas quantidades.
Nada parecia travar a sua evolução e cada dia que passasse, por muito que batalhasse os resultados eram cada vez piores.
Troquei o filtro, comprei um Rena XPII 1050L/h e comprovou-se a minha teoria do caudal... efeitos na redução das cianos, NADA!!! Elas mantinham-se e continuavam a evoluir... Passaram do substrato e tapete (eleocharis) para as plantas de caule. Temia-se o pior, a sua propagação nas plantas de caule. Uma vez que chegassem ás plantas de caule, corria o risco de asfixia das plantas que levariam ao seu apodrecimento!
No meio de todo este problema os Discos estavam bem de saúde, alimentavam-se e não apresentavam sinais de instabilidade, pelo menos algo estava bem no aquário...

No comments: