Loading...

Friday, September 10, 2010

350L ' Actualização do aquário de Discos

É impressionante como um aquário com 130x50x60 torna-se pequeno para estes discos...

As fêmeas ainda têm um tamanho razoável e olhando para elas o aquário até nem parece "pequeno", mas quando as comparamos com os machos, aí é que as coisas mudam de figura.
A minha sorte é que os pares estão definidos e não há motivos para guerras entre machos e fêmeas, o que torna o aquário muito calmo. Mesmo na altura das desovas vai cada um para o seu canto, deixando uma das fêmeas de parte; com excepção para quando um dos machos decide fecundar os ovos de 2 fêmeas ao mesmo tempo :-)
Quando criei este layout deixei alguns troncos em ângulos adequados para as desovas, algo que acontecia com alguma frequência no layout anterior, mas desta vez parecem não gostar. Os machos e fêmeas passam a maior parte do tempo a cortejarem, a tremerem um para o outro e a fêmea ao contrário do que era habitual, é ela que disputa o macho. Como estão em maioria, é normal que tal aconteça, mas como passam a maior parte do tempo a namoriscar, quando se lembram de desovar fazem-no em qualquer lado... seja no vidro da frente, lateral, pesca do filtro, termóstato... por vezes as 2 fêmeas desovam muito próximo o que facilita a vida do macho :-)

Deixo-vos uma foto do estado actual do áqua:

1 comment:

Adeildojunior_ said...

Simplesmente maravilhoso esse layout, fiquei conhecendo seu Blog pela indicação de um amigo. Depois disso eu um simples aquarista apaixonado por Kinguios, não resisti e vou montar um plantado. Parabéns seu trabalho me inspirou!!!