Loading...

Saturday, August 07, 2010

60L Improviso ' Video HD

12 comments:

Berkley said...

Very nice video! And a very good quality!
Kind Regards
Timo (www.aqua-art.blogspot.com)

Rubén said...

Awesome quality Filipe!!!! (and aquascape also :D )

Regards

Thiago said...

Filipe, parabens pelo video. Cada de que passa dá mais gosto de ver suas montagens.

Filipe, tenho uma dúvida e gostaria que voce me ajudasse a sana-la. Bem, certa vi que voce disse que o excesso de nutrientes na água causa aquela película gordurosa na água, e que ela era causada principalmente pelo excesso de potassio, já que esse excesso impedia a absorção dos outros nutrientes (fosfatos e nitratos). Gostaria que me explicasse, por gentileza, como voce faz esse equilíbrio do potassio e se depois de estabelicido esse equilibrio essa pelicula some. Também gostaria de saber se usualmente voce mantem os parametros de fosfato e nitrato naqueles niveis usuais 0.5ppm e 10ppm.

Grande abraço

Parabens mais uma vez.

Thiago

Thiago said...

Esquecime-me de dizer algo. Vou começar a fetilizar o meu aquario com a linha profissional da elos (fase 1, fase 2 e k40). O aquario já está com 3 semanas e não há sinal algum de algas, o que é muito bom. Todo o sistema de substrato é da linha elos tambem. Enfim, o que acontece é que o nivel de fosfatos está quase 0 e o de nitratos 10ppm. Será que a injeção do fase 2 não irá elevar os niveis de nitrato nas alturas para manter os niveis de fosfato em 0.5? Uma vez que esse nutrientes são combinados em um só produto e meu aquário está com 0ppm de fosfato e 10ppm de nitrato?

Filipe Oliveira said...

Timo and Ruben, Thanks for the comments and compliments!
This aquascape is only on the beginning; let’s see what I will do with this...

Thiago,
Essa película de gordura pode aparecer por 2 motivos, má circulação de água na superfície e que não promove a troca gasosa correcta da água ou então pode ser inícios de água poluída originada por fertilização excessiva e não assimilada pelas plantas.
Se for apenas uma ligeira camada de gordura não é motivos para alarme, agora quando mexes na água e faz uma espécie de espuma, aí sim pode ser preocupante.
Aconselho-te a usares uma rede normal (de apanhar peixes) e passá-la pela superfície da água algumas vezes como se estivesses a apanhar algumas plantas; se passados minutos a camada de gordura desaparecer, significa que tens má circulação de água á superfície; agora se a camada de gordura não desaparecer, faz mudanças de água até normalizar (durante esse período não fertilizes).
Se notares que as plantas desenvolvem durante as tpas, significa que a fertilização anterior estava errada e que ao fazeres as tpas repuseste o equilíbrio de nutrientes na água.

Quando se doseia demasiado potássio na água o 1º sintoma é o aparecimento de verdete nos vidros (não confundir com green spots), depois as plantas estagnam o seu crescimento e os nutrientes mantêm-se na água sem serem assimilados (originando a tal água poluída). Neste caso o mais indicado é fazer uma tpa, fertilizar apenas com macros (no teu caso Fase2) e se eles estiverem a ser consumidos, significa que existe potássio na água. Deves dosear com cuidado o k40 (potássio) e mesmo que fertilizes apenas 1x ou 2x por semana pode ser mais que suficiente… tudo vai depender das plantas que usares no layout.

Analisando os valores indicados, não me parece que o teu problema seja água com excesso de nutrientes, mas sim má circulação da água na superfície devido á má troca gasosa (CO2 vs O2 libertado pelas plantas) e alguns nutrientes existentes na coluna de água libertado pelo substrato.

Eu não mantenho a proporção de 1:10! O que faço é manter valores de PO4 acima da média (0.5ppm~2ppm) e certificar-me que existe NO3 na coluna de água.
O Fase2 não contém uma proporção muito elevada de NO3, logo podes fertilizar com Fase2 para subires os valores de PO4 sem problemas. Pela minha experiência com os produtos da ELOS, posso-te dizer que ao fim de pouco tempo terás uma média de 5ppm de NO3 vs 1ppm de PO4. Tem sim é muito cuidado com o K40 porque é muito forte!!!
Se o teu aquário tem 60L por exemplo, aconselho-te a usar 0.5ml 1x a 2x por semana e controlares os restantes nutrientes. Se na 2ª aplicação de K40 notares um aparecimento de verdete nos vidros, significa que estás a usar K40 a mais, se não acontecer, mantém a dose. Caso notes que as plantas apresentam um sinal de carência, aumenta gradualmente o k40 até atingires a dose certa. Não te esqueças, o 1º sintoma de potássio a mais é o aparecimento de verdete nos vidros!

Espero ter ajudado.

Abraço,

Filipe

Thiago said...

Filipe,

Muito obrigado por despender seu tempo respondendo a essas perguntas. De fato voce tinha razão quanto a má circulão da água. Essa era uma das minhas hipóteses e pelo que foi dito, não tenho dúvidas de que esse é o problema. O meu aquário tem 1 metro de largura e recentemente troquei o inflow pelo lily pipe. Mesmo com o vortex gerado, a circulação superficial fica um pouco comprometida, devido a largura do aquário ser grande. Vou levantar um pouco mais o lily pipe para ver se melhora a circulação da água.

Esse meu projeto de aquário é o primeiro que considero um high tech com tudo que um aquario de qualidade deva ter, desde a parte de filtragem até a iluminação e substrato. Como eu nunca tinha utilizado essa linha da elos não sabia ao certo a influencia desses produtos nos parametros da água. Ficarei atento ao k40. Como o aquário tem apenas 3 semanas e as plantas agora que começaram a adaptar-se iniciarei com doses bem pequenas de cada fertilizante. Pelo meu medo de superdosar o nitrato com o fase2 estava dosando injetando apenas fosfato com a linha da seachen. Estava de um jeito que precisar meter todo dia 5 ml. Esse fertilizante é muuuiiitoo diluido.

Enfim, gostaria de agradecer mais uma vez a paciencia despendida e dizer que sou fiel observador do blog e admirador de seus trabalhos. Caso queira dar uma olhada na montagem, diga-se que ficarei mais que satisfeito em enviar-lhe fotos. Depois de um longo tempo de experiencia cheguei finalmente aquela fase clean e minimalista, com layouts com o menor numero de plantas e maior atenção ao hardscape.

Obrigado.
Melhores cumprimentos

Thiago

Thiago said...

Perdoe-me pela confusão. Troquei o OUTFLOWw do filtro eheim pelo lily pipe...

lemmarcus said...

Hey...
You start copy amano! Where is your inspiration??? :/
Sorry but maybe you need a trip to clear your mind!
I know, you will not post this comment as always, but remember bad comments make you grow...

Filipe Oliveira said...

Hi Lemmarcus,

You should expose yourself to the community instead of create an account on the same day that you publish a comment in my blog.
Be shame on you... if you have something to say, use your name... however, I don't know why I'm writing in English when in your profile location is Lisbon Portugal!
Go see a doctor, maybe you have several brain damages!

http://lemmarcus.livejournal.com/profile

lemmarcus said...

Wow, you got mad...
You know what you copy for a pro its a shame, you have reasons to be mad.
Instead of tracking where I am search inspiration, clearly you need it!
I am in Lisbon working :) I'm photographer but I am from Belgium, people here talk a lot about you when I ask for good aquascapers for work, saying you are of of the best aquascapers in Portugal that's why I came to your blog but its very bad see one of the best aquascapers in Portugal copy others work.
Oh and I will not lose more time on this because you are (I will say bad but you are not bad at all) but the best worth is amateur aquascaper and now I can see you are a bad person too.
In Belgium we say grow like a man or suffer like a lady :) your choice now!

Have a nice day sir!

Filipe Oliveira said...

Lemmarcus,

I got mad and I had reasons for that! As always, people just create accounts to come here and say stupid things. This was the reason for moderate comments on the beginning, when the blog was created.
Now, I just let persons says what they want and I have two ways to lead with this, ignore or answer directly!!!
I don't know where you got the information that I'm PRO, but you are wrong... I'm only an hobby addicted and love what I do.
In your opinion, I guess that someone that do nature aquarium or planted tank, copy Amano! Can you show me where I'm copying him?

Using your thoughts, I can say the same thing about him... I use Red Moorwood since 2004 and now Amano use it in his layouts, he is copying me and copying others persons that use it on the past?

I never saw Amano’s works like those ones:
http://faao.blogspot.com/search/label/60L%20Syrah%20planura

http://faao.blogspot.com/2010/06/2-lentes-2-imagens-diferentes.html

http://faao.blogspot.com/2008/05/pinheiro-manso-2008.html

http://faao.blogspot.com/2009/12/panoramica-do-layout-de-60lt.html

http://faao.blogspot.com/2008/05/350l-plantado-vs-discus-20080528.html


Once again, I guess that you saw some ADA gallery, like those ones:

http://www.aquadam.com.pl/Galerie,1,1,10,.htm

And think that all galleries are Amano’s works…

Show me where I’m copying him instead of accusing me of that!!!!

Thiago said...

Filipe,

Não perda seu tempo com essas discussões sem futuro. Depois que se ganha por vezes campeonatos como AGA e se atinge posições extremamente expressiva em campeonatos como IAPLC não há mais o que provar. Deixa dizerem o que for, esses comentários não o tornarão menos genial do que é. Seu estilo é próprio e ao meu ver quebrou um padrão de estética do nature aquarium tão difundido pelo amano, como no seu trabalho syrah planura. Portanto, deixa isso de lado. Há sempre pessoas que não conseguem ver o sucesso de outras.

Abraço
Há admiradores de seus trabalhos que aguardam anciosos por suas novas empreitadas!