Loading...

Monday, March 02, 2009

H2O2 - Liquido maravilha

Como prometido passo a divulgar qual é o tal liquido "secreto" que usei e uso há já bastante tempo para eliminar uma grande percentagem das algas dos meus aquários.
Devidamente utilizado e sem exageros, o H2O2 (Água oxigenada) é dos produtos de maior eficácia no combate ás algas que aparecem nos aquários plantados. Não serve para todo tipo de algas, mas abrange 80% como o caso de: BBA, BGA, Cladophora, Diatoms, Brown Algae, Hair, Thread, Fuzz, Oedogonium, Rhizoclonium e Staghorn.

Para melhor identificação das algas ver o seguinte site:
http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm


Antes que comecem a usar a água oxigenada como um anti-algas e sem critério, colocando em causa o ciclo biológico do aquário, deve-se ter em causa os seguintes factores:
  1. A água oxigenada não deve ser doseada na coluna de água como se de um fertilizante ou anti-algas se tratasse, mas sim aplicada localmente nas zonas afectadas.
  2. Não exagerar nas aplicações, é preferível ir eliminando as algas por fases e através de várias aplicações semanais do que exagerar numa aplicação diária.
  3. Desligar filtros e bombas de circulação que possam provocar qualquer movimentação da aplicação de H2O2.
  4. Mudança de 10-25% do volume de água após cada aplicação.
Passo a descrever o passo a passo de como apliquei H2O2 sobre as algas:

1. Desligar filtro e CO2


2. Aplicar muito lentamente o H2O2 sobre a área afectada e o mais próximo possível das algas, usar para esta operação uma seringa com o orifício mais fino que encontrarem.


3. Após aplicação vão notar que a zona afectada fica efervescente e em alguns dos casos as algas começam a libertar-se, passando para a coluna de água. Não se esqueçam de desligar o filtro porque a circulação de água no seu interior pode afectar o ciclo biológico e matar as bactérias nitrificantes.


4. Após aplicação aguardar 10 a 15min para que as algas sejam consumidas pelo H2O2.


5. Aspirar o máximo possível das algas com recurso a um tubo pequeno (O2 ou CO2).


6. Assim que aspirarem as algas devem remover o excedente de O2 que ficou sobre a zona afectada, evitando assim que as plantas se danifiquem com a aplicação de H2O2.




7. Efectuar uma mudança de água 10-25% do volume de água e ligar os filtros.

11 comments:

Bartolomeu Silva said...

Bem é mesmo o liquido maravilha...
Extremamente útil este post! Chegou a usar este método no aquário em que mantém os discus? Haverá algum problema para os peixes?

Igor França said...

Suspeitei desde o princípio!

Mas eu pensei na h202 cremosa, aquela que se usa em salões de cabeleireiros. Nunca usei aqui, pois tinha medo que ela se diluísse e matasse todas as plantas do aqua.

Obrigado por mais essa dica, Dom Filipe!

Sr. Leopoldo said...

Achas que usar isto num aqua de invertebrados será muito arriscado?

Filipe Oliveira said...

Boas,

Já experimentei o H2O2 tanto no meu aquário de Discos como no 60lt (serviu de exemplo para este artigo) onde tenho red cherrys e CRS. Por isso desde que sigam á risca o que escrevi, acredito que não terão qualquer problema.

pbl said...

No máximo, quantos mililitros de H2O2, por litro de H2O é que recomendas em cada aplicação?
No sentido de estabelecer um patamar máximo de aplicação diária.
Tipo, num tanque de 600L, nunca aplicar mais de 10ml de H2O2 diários.
Com o Flourish Excel, eu nunca usava mais do que a dose recomendada para a fertilização.
Acho que vou recorrer à tua solução para acabar com as filamentosas pretas nas helferi.
O NO3 e o PO4 até estão equilibrados, agora que me morreram os peixes grandes tenderá a manter-se assim com mais facilidade, mas não me consigo ver livre daquilo. E é só nas helferi.
Não é muita coisa, mas fica feio.
E os SAE's não lhes tocam.

Filipe Oliveira said...

Olá Pedro,

Na Cyperus é normal que as folhas velhas e que não nasceram nesse aquário fiquem com algas, deves podar essas folhas para estimular um melhor crescimento da planta.
Se quiseres usar H2O2, podes usar 50ml sem qualquer problema nesse volume de água, mas não a deites na coluna, tens de aplicar directamente sobre as algas!
Segue os passos que referi e vais ver que a fauna nem nota.

Abraço e boa sorte com os putos.

renato said...

Parabéns Felipe , pelo excelente topico .

Meu aqua tem 160 L , e estou com algumas petecas em 3 troncos que possuo . Qual a dosagem de h2o2 que devo usar neste caso ? ( vou usar quando for fazer a TPA , 12 em 12 dias)

O h2o2 , tem que ser o de farmacia ?

Parabéns !!!

renato said...

Qual o fator ou número de agua oxigenada voce usou ?

Filipe Oliveira said...

Olá Renato,

Eu não uso qualquer relação de água oxigenada Vs volume do áqua.
Apenas tento não exagerar, para esse tratamento creio que usei 20ml +-. Desde que tenhas os filtros desligados e ao fim de 10-15min faças uma muda parcial de água; e aspires o H2O2 concentrado, não tens qualquer problema.

renato said...

SIm entendi ...

Agora o fator que digo, é o número da formula do H2O2, porque existem vários...alguns pra descolorir cabelo e outros para machucados. Qual o número que esta marcado no potinho de H2O2 que voce usou ?

Abraço !!!

Filipe Oliveira said...

Olá Renato,

Usei H2O2 de 10 Volumes, a mesma que utilizo para fins medicinais.