Loading...

Monday, March 31, 2008

350L - 2 meses depois

2 meses passaram e a grande poda aproxima-se. Para já tenho observado o comportamento de algumas plantas, a forma como crescem, o volume que ocupam no layout e se a luz que passa pelas folhas emersas é suficiente para puxar pelas plantas que estão junto ao substrato.

A Echinodorus tenellus propagou-se muito bem, embora a zona frontal não perde tanta luz como a zona central e traseira. Para já apenas podei a tenellus para a manter a planta mais baixa e para que a comida dos discos possa ser ingerida e não fique no meio das plantas. Assim evito uma oscilação dos parâmetros de No3 e Po4 e não necessito de sinfonar o fundo, os LDA25 tratam de comer a comida em excesso.

Brevemente podarei todas as folhas emersas da Echinodorus palaefolius var. latifolius para que a Ozelot e as cryptocorynes possam crescer de uma forma mais uniforme e possam exibir as cores previstas.



Este fim-de-semana não me permitiu grandes manutenções ao aquário e mesmo assim os vidros não ficaram tão sujos quanto previa. É sinal que começo a acertar com a fertilização diária e mesmo com uma TPA semanal as coisas vão-se compondo. A massa vegetal também é maior, o que permite algumas margens de erro e também uma fertilização mais elevada para acertar com as carências das plantas. Algas para já... nada! Apenas os vidros sujos e uma limpeza semanal é mais que suficiente para deixar o aquário bem limpo.

Na foto seguinte é visível alguma gordura na coluna de água proporcionada pela fertilização e fotossíntese das plantas. Os vidros estão no estado que vocês podem ver...

Ainda não tinha mostrado qualquer foto lateral do aquário, por isso aqui estão elas:


A habitual curiosidade dos Discos sempre que sentem presença do dono ou de alguém que conhecem.




Foto diagonal para que possam ver alguns pormenores que não são visíveis nas fotos frontais.





Por fim uma foto sem mostrar as folhas emersas da palaefolius var. latifolius, não distraem o observador... mas na minha opinião perde um pouco o lado nature do layout.

No comments: