Loading...

Thursday, January 18, 2007

Plantado vs Discos 2006.11.03

Dia 11 de Novembro
Aparentemente o aquário está mais limpo, mas as algas ainda persistiam!
Para complicar mais as coisas, além das cianobactérias apareceram também as filamentosas e cinzentas! Que mais iria acontecer... O pânico estava instalado!
Foi então que tentei um novo método de combate às algas, o H2o2 (água oxigenada)...
Após umas longas horas a remover as algas cinzentas, apliquei o H2O2 sobre as cianobactérias e aspirei o máximo que pude com um tubo de ar (usado em bombas de ar e co2). Custou bastante e foi um processo muito demorado, o tubo entupia com muita facilidade devido aos grãos pequenos de substrato, o que levava ainda a perder muito mais tempo.
Muito cuidado com o uso de H2O2, pode ser fatal tanto para as plantas como para a fauna, por isso devem usar com muito cuidado e com o auxílio de uma seringa nas zonas mais afectadas. Devem também desligar o filtro, evitando que o H2O2 possa matar as bactérias do filtro, desequilibrando todo o sistema.Ao fim de 10min, após aplicar o H2O2 deve-se aspirar as zonas em causa evitando que as plantas sejam "queimadas" e mudar 40% do volume da água.
O resultado é o que podem ver na foto acima, H2O2 funcionou melhor que qualquer outro tipo de tratamento. A Dimicina e Eritromicina não fizeram grande efeito às algas, talvez por ter doseado abaixo do recomendado e levando assim as algas a ganharem alguma defesa ao medicamento. Uma vez que não pretendia correr riscos e não me era possível estar a observar o comportamento dos peixes durante o dia, optei por tratar as algas com H2O2.

No comments: