Loading...

Tuesday, February 27, 2007

Symphysodon aequifasciata axelrodi 2007.02.27






Estes maravilhosos peixes não param de me surpreender e parecem que gostam de posar para a fotografia.

Monday, February 26, 2007

Plantado vs Discos 2007.02.26

O plantado está a desenvolver conforme esperado, mas não é sobre ele que escrevo hoje, mas sim dos Discos. Estes últimos dias tenho notado alguma agressividade entre os 2 maiores, não sei se estão apenas a disputar algum território ou agradar ao disco mais pequeno. Na foto a cima é visível que estão a disputar alguma coisa... o que será?
Novidades para breve!

Sunday, February 25, 2007

Syrah 2007.02.24

Aproveitei o dia da manutenção (limpeza que vidros, filtro e TPA) para dar uma poda à copa da árvore. O musgo está a crescer muito bem e estava com bastante volume daí ter aproveitado para dar uma aparadela e evitar zonas de maior sombra nas plantas de tapete. Nota-se que nas zonas de maior sombra as plantas crescem muito lentamente e em alguns casos acabam mesmo por morrer.
A ideia é dar uma forma mais arredondada à copa fazendo parecer um sobreiro e ao mesmo tempo evitar que a zona de maior volume do musgo acabe por apodrecer.

Wednesday, February 14, 2007

Plantado vs Discos 2007.02.14

Tal como tinha referido a poda estava para breve.
É visível a forma concava em cada um dos lados da moita com a evidência em forma de "U" ao centro.
Resta agora aguardar que as plantas ganhem novos rebentos e que dêem a forma desejada.

Tuesday, February 13, 2007

Syrah 2007.02.13


11 dias passaram da última actualização e parece que a Hemianthus cuba pegou! Agora é esperar pelo seu desenvolvimento e dar uma ligeira poda na árvore, para evitar o problema anterior...

Plantado vs Discos 2007.02.12

Aproveitei a noite para limpar o aquário e fazer uma mudança de 30% da água. A manutenção é essencial quando se pretende ter um aquário saudável. É visível ainda algumas algas mas nada de preocupante, nada que com o tempo não desapareça. Como ainda sobrou algum tempo, deu para tirar algumas fotos à fauna e ao plantado sem equipamentos... com excepção do reator REA-30 da ELOS. Acho que acaba por ficar muito bem nas fotos!






Monday, February 12, 2007

Plantado vs Discos 2007.02.11

O tempo vai passando e 4 meses lá vão desde o início da montagem.
Está na altura de podar as plantas e começar a dar a forma desejada às moitas. A poda será feita em forma crescente, da frente para trás e do centro do áqua até às suas laterais. Pretendo evidenciar mais a forma em "U" e compactar mais as plantas de caule, apenas possível através das podas.
Uma vez que consegui retirar as Amecas Splendens, deixei de ter eleocharis a flutuar e espero que agora o tapete fique cada vez mais denso e bonito.

Tuesday, February 06, 2007

Syrah 2007.02.03

Este layout veio substituir uma tentativa de recriação de uma planicie alentejana. Não vou considerar a 1ª tentativa como falhada, porque deu para estudar o crescimento do musgo na copa da árvore e como podá-lo.
Infelizmente com as sucessivas podas o musgo da copa acabou por se soltar do tronco e perder o efeito desejado.
Aproveitei então para dar largas à imaginação e voltar um pouco ás origens... "o Rio"!
A vontade de recriar algo mais minucioso fez com que pusesse em prática uma técnica que venho desenvolvendo ao longo dos tempos; a reprodução de paisagens naturais. Aproveitei as plantas do layout anterior, com a conjugação de pedras e um pouco de areia branca consegui este efeito:

Aproveitei para amarrar o musgo de forma diferente, evitando assim erros anteriores e fiz um pequeno desnível de substrato. Pretendo com isto fazer um layout triangular mas de forma invertida, em vez do usual direita-esquerda.
Após 2 meses é notória a evolução de algumas plantas e o layout começa a ganhar forma... Aqui está o Syrah renovado:

Friday, February 02, 2007

Plantado vs Discos 2007.02.01

Dia 1 de Fevereiro de 2007
O plantado começa a "florir" e finalmente consegui apanhar 90% das Amecas. Algumas persistem no plantado e começo a temer o pior... Depois das algas, começam a atacar as plantas. Não é que as comam, mas adoram levantar a eleocharis. Não há um dia que não seja necessário replantar determinadas zonas do tapete e a única forma de as parar é dar-lhes comida ou tirá-las do áqua! Acredito que mais umas horas... dias consiga tal feito!
Uma vez que as algas já se foram, está na altura de começar a fertilizar com peso e medida! Aumentei para 4h dia a utilização das HQIs (2x70w 10.000k) mantendo as T5 durante 9h, CO2 com 2-3/bs e tento manter o PO4 (Fosfatos) a 1.5ppm.
Uma vez que a comida é totalmente ingerida pelos peixes e como reduzi à fauna (dos 8 Discos apenas possuo 4) passei a fazer mudas de água apenas 1x por semana. O PO4 e NO3 não tem tendência a subir, daí ter necessidade de começar a fertilizar com PO4. É visível em algumas pedras algumas green spot, sinal que o aquário apresenta alguma carência de PO4.